19 de maio de 2021

Japonesa Ayaka Miura vence brasileira Rayane Bastos por finalização no ONE: “Dangal”


No sábado, 15 de maio de 2021, o ONE Championship promoveu o ONE: “Dangal”, no Singapore Indoor Stadium, em Singapura. O ‘card’ foi composto por quatro lutas de artes marciais mistas e uma luta de Muay Thai.

No ‘main event’ ( ou “evento principal” ) da programação vimos Arjan Bhullar ( 11-1 ) fazer história ao se tornar o primeiro lutador de origem indiana à ganhar o título dos pesos pesados do ONE Championship e o segundo homem a deter o título da categoria na franquia de propriedade de Chatri Sityodtong.

Para realizar tal façanha ele teve que ‘detonar’ o então campeão Brandon Vera ( 16-9 ) por nocaute técnico no segundo round. Após Vera iniciar o segundo período “disparando” longos ‘jabs’ à distância, Bhullar - um ex-atleta olímpico de Wrestling - tentou quedas em seu adversário. Após Vera se agarrar à grade do ‘cage’, Bhullar finalmente levou o seu oponente ao chão, onde definiu a luta ao impor um pesado ‘ground and pound’ em Vera. 

O ‘co-main event’ ( ou “evento co-principal” ) trouxe um duelo na categoria peso pena sob as regras do Muay Thai, onde o astro tailandês Tawanchai PK Saenchai, de apenas 22 anos de idade, acertou um chute espetacular na cabeça do irlandês Sean Clancy para vencer por nocaute no terceiro assalto do confronto.

Em outra luta de MMA do ‘card’, Gary Mangat melhorou o seu “recorde” para 16-3 com uma vitória por decisão unânime sobre Roshan Mainam, da Índia ( 6-3 ).

Outra lutadora da Índia, Ritu Phogat ( 4-1 ), também sofreu revês semelhante. Ela perdeu para a norte-americana Bi Nguyen ( 6-6 ), mas por decisão dividida dos jurados, após três rounds.

Já o momento mais aguardado do ONE: “Dangal” - ao menos para nós, brasileiros - foi outra luta entre mulheres e que contou com a presença da paraense Rayane Bastos. A atleta da Equipe JB, estava invicta até então com quatro vitórias e um empate.

Contudo, a japonesa Ayaka Miura usou a técnica em que é especialista, o “scarf-hold americana”, para finalizar a brasileira com apenas 2m58 da luta realizada em peso “combinado” ( ou seja, ‘casado’ ) de 58kg. Esta foi a sexta vitória de Miura entre as 11 na carreira com essa mesma técnica, em que ela parte do controle lateral e aplica uma americana com as pernas ( ‘keylock’ ).

Confira os resultados do ONE: “Dangal” que incluem :

ONE: “Dangal”
15 de Maio de 2021
Singapore Indoor Stadium
Kaalang, Singapura

MMA : Arjan Bhullar venceu Brandon Vera por “TKO” ( socos ) aos 4:27 do segundo round 
Muay Thai: Tawanchai PKSaenchaigym venceu Sean Clancy por “KO” ( chute na cabeça ) aos 0:35 do terceiro round 
MMA : Bi Nguyen venceu Ritu Phogat por decisão dividida
MMA : Ayaka Miura venceu Rayane Bastos por finalização com ‘keylock’ ( “scarf-hold americana” ) aos 2:58 do primeiro round
MMA : Gary Mangat venceu Roshan Mainam por decisão unânime

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 19/05/2021
_
Legenda : Ayaka Miura finalizou Rayane Bastos com a sua “marca registrada”.
Foto acima : ( Créditos | Cortesia : ( C ) ONE Championship | Divulgação ).

Legenda : Finalização incrível de Ayaka Miura sobre Rayane Bastos.
Foto abaixo : ( Créditos | Cortesia : ( C ) ONE Championship | Reprodução YouTube | Divulgação ).