5 de julho de 2021

João Batista Yoshimura vence revanche no “Deep 102 Impact” e é o novo campeão dos médios


Lançado em 8 de janeiro de 2001 por Shigeru Saeki, o “DEEP Impact” é um dos eventos de MMA mais tradicionais do Japão e um dos mais importantes do mundo.
No domingo, 4 de julho de 2021, foi realizado o “DEEP 102 Impact”, no Korakuen Hall, em Tóquio, capital do Japão.
O ‘card’ marcava a comemoração de 20° aniversário da franquia e as lutas contaram com transmissão ‘ao vivo’ por ‘Pay-Per-View’ à partir das 17:45 ( horário local ) para os clientes que não puderam comparecer ao local devido ao novo coronavírus. Ainda assim, todos os lugares disponibilizados pelos organizadores no ginásio foram esgotados.

A luta mais aguardada desse ‘card’ para nós brasileiros foi a disputa do título dos médios ( 83,85kg ) do “DEEP” entre o nosso compatriota João Batista Yoshimura e o japonês Tatsuya Mizuno. Não por acaso, o duelo foi o ‘co-main event’ ( e portanto, “evento co-principal” ) da programação.

João Batista Yoshimura fez sua estreia no “DEEP” em 2004. Embora tenha ficado afastado do jogo de 2010 à 2015, ele retornou às competições em setembro de 2020, quando participou do “HEAT 47”. Na ocasião, ele venceu Go Hishinuma por “TKO” ( nocaute técnico ) com um ‘gancho’ de esquerda aos 1:13 do primeiro round.

Tatsuya Mizuno, por outro lado, é um lutador veterano, originário do Judô, que fez sua estreia no MMA profissional em 2006. Em 2008, ele lutou com atletas de calibre mundial como Mirko ‘Cro Cop’ Filipović, Melvin Manhoef e Gegard Mousasi no “DREAM”, e em fevereiro de 2018, ele conquistou o título dos médios do “DEEP” ao derrotar Taisuke Okuno.

Os atletas já tinham se enfrentado anteriormente, em luta que não era válida pelo título, no “DEEP 98 IMPACT”, em novembro do ano passado, quando Yoshimura venceu por “TKO / KO” aos 4:44 do segundo round.

Nesta revanche, Mizuno inicia o primeiro round trabalhando na ‘trocação’. Batista contra-ataca. Mizuno recomeça com seus golpes, mas escorrega e é atacado por Yoshimura com socos do ‘Ground and Pound’. No entanto, o árbitro interrompe e a luta volta em pé. Mizuno desfere socos e chutes em Yoshimura, que novamente contra-ataca. A luta segue até o término do período inicial.

Já no segundo round, Mizuno desfere um chute frontal de direita na barriga de Batista. Na sequência, Batista intensifica os seus ataques com “ganchos” de esquerda e direita e avança. Mizuno cai ao ser atingido por um “gancho” de esquerda e é castigado por socos do ‘Ground and Pound’ até que o árbitro interrompe a luta para preservar a integridade física do atleta. João Batista Yoshimura vence por nocaute aos 32 segundos do segundo round, destrona Mizuno e se torna o novo campeão dos médios do “DEEP”. Com a conquista, ele também entrou para história do esporte.

Depois da luta, Yoshimura dedicou a vitória para sua esposa e filhos, seu mentor Danilo Zanolini e sua equipe.

-“Obrigado por terem vindo. Iniciei nas artes marciais aos 12 anos e no começo me tornei um campeão de Karatê em São Paulo. Vim com meu Pai do Brasil para o Japão para me tornar um campeão em vez de um trabalhador de escritório. Mãe, Pai, eu fui campeão. E para meus filhos. Obrigado, Sr. Danilo. Obrigado Sr. Saeki. Eu quero disputar uma luta pelo título de campeão até 77 kg também.”-disse Yoshimura, mostrando que pretende conquistar novos títulos.

Já no ‘main event’ ( e portanto “evento principal” ) deste “DEEP 102 Impact”, tivemos uma outra luta válida por uma disputa de título, no caso, da categoria peso pena. A luta também era uma revanche e, desta feita, Juntaro Ushiku vingou-se da derrota sofrida para Daisuke Nakamura, em fevereiro passado, vencendo-o por decisão dividida, após três rounds.

Para detalhes adicionais sobre o “DEEP 102 Impact”, bem como os resultados completos do show do último domingo e informações sobre os próximos eventos, favor acessar o site oficial da franquia : http://www.deep2001.com/

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 05/07/2021
_
Legenda : João Batista Yoshimura conquistou o cinturão de campeão da categoria peso médio do “DEEP”.
Foto acima : ( Créditos | Cortesia : ( Créditos | Cortesia : Acervo Pessoal João Batista Yoshimura | ( C ) Deep Impact | Divulgação ).

Legenda : João Batista Yoshimura entrou para a história do esporte ao conquistar o título de um dos eventos mais importantes do mundo.
Foto abaixo : ( Créditos | Cortesia : ( C ) Gong Martial Arts | ( C ) Deep Impact | Divulgação ).