18 de março de 2021

AFC 15, TBC 1, Double G 6, ARC 4 e Road FC movimentam o MMA sul-coreano

 

O MMA sul-coreano iniciou o ano de 2021 em grande estilo, com uma variedade de shows já realizados e outros tantos ‘cards’ programados para um espaço de semanas apenas.

Entendemos que os fãs gostariam de ler sempre coberturas pontuais e completas, contudo, devido à diversidade das nossas atividades, “pescamos” apenas os maiores destaques dos eventos já realizados para ilustrar o nosso artigo de maneira justa e enxuta. Também daremos espaço para os próximos torneios, de forma que o leitor possa ter uma ideia do desenvolvimento da cena sul-coreana do MMA. Uma miríade de promoções movimentam o esporte no país.

Jae Young Kim encabeçou o AFC 15 e defendeu com sucesso o cinturão de campeão do peso médio ao ‘demolir’ Sang Il Ahn com socos - que levaram à interrupção do árbitro - passados apenas 47 segundos do round inicial de sua luta, na noite de 26 de fevereiro, ( sexta-feira ), em Seul, capital da Coréia do Sul.

No dia seguinte ( 27 de fevereiro ), foi a vez do show batizado como “The Beast Championship 1” ( TBC 1 ), ser realizado em Paju. No evento principal da nova franquia, vimos Min Hyeok Lee e Jin Se Lee em uma “blitz” violenta.

Min, um veterano do Extreme Combat e do OWS 10, “gastou” todos os rounds da sua luta para vencer por decisão unânime dos jurados. O atleta melhorou o seu cartel no MMA para 6-2, enquanto seu adversário Jin Se Lee caiu para 4-3.

Já na próxima sexta-feira, ( 19 de março ), o MMA estará de volta à Seul com o Double G 6. O título inaugural do peso pena estará em jogo na atração principal da programação, quando Jun Young Hong e Azizbek Satibaldiev farão uma revanche.

Hong ( 10-6-1 ), profissional de MMA desde 2014, vem de uma vitória sobre Sang Won Kim no Double G 5.
Satibaldiev ( 16-7 ), por sua vez, não luta desde 2019, quando venceu Hong. Na ocasião, ele já vinha de uma sequência de cinco vitórias consecutivas.

Já o ARC 4 está programado para o dia 27 de março, também na capital sul-coreana. A competição terá lugar no Hot6ix Afreeca Colosseum, uma arena de e-sports, dentro da Lotte World Tower, no sul de Seul.

A atração principal do ‘card’ trará o mongol Nandin Erdene ( 13-6 ), vindo de vitórias no ARC 1 e ARC 2 em 2020, diante do sul-coreano Seung Mo Park ( 1-0 ), que vem de vitória por decisão dividida sobre Sung Soo Lee no show inaugural da promoção.

O ARC é uma promoção ‘spin off’ lançada pelo Road FC no ano passado.

Por falar em Road FC, rumores dão conta que esta - que é a mais tradicional franquia do MMA sul-coreano na atualidade - estará retornando em maio. O Road FC não é organizado formalmente em um evento numerado desde 2019.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 18/03/2021
_
Foto : A sul-coreana Seo Hee Ham, campeã do Road FC, já lutou no UFC e também no Japão em eventos como DEEP, Smackgirl e RIZIN. ( Créditos | Cortesia : ( C ) Yohap | ( C )  The Korea Times | ( C ) Road FC | Divulgação ).