3 de novembro de 2020

João Batista Yoshimura vence no Deep 98th Impact, evento de MMA realizado domingo no Japão

 


Com a maioria dos seus shows sediados em Tóquio e Nagoya, no Japão, o Deep Impact - fundado em 2001 por Shigeru Saeki - é uma das maiores promoções de MMA do mundo.


Além da série de shows de MMA, o Deep Impact também promove uma série de Kickboxing chamada Deep Kick, uma outra série de “grappling” chamada Deep X, além de uma série sênior chamada Deep Hero e “Oyaji” Deep.

Além de promover o esporte com muitas abordagens interessantes e experimentais, a franquia também busca ressuscitar as carreiras de lutadores veteranos e atletas de outros esportes, como ‘kickboxers’, ex-competidores de sumô, lutadores de ‘telecatch’ ( luta livre ) e ex-jogadores profissionais de beisebol, dando-lhes a oportunidade de testar suas habilidades no MMA, e para isso promove eventos em ringue e ‘cage’. Por outra lado, eles também estabeleceram uma liga para lutadores amadores de MMA.

A mais recente edição da franquia, o Deep 98th Impact teve início na tarde de domingo ( dia 1º de novembro ), no New Pier Hall, em Tóquio. Houveram muitas finalizações, mas o lutador Daichi Abe guardou o melhor para o final do show, vencendo Yuta Watanabe no ‘main event’ ( ou “evento principal” ) da programação, válida pelo disputa de título da categoria de peso meio médio.
Desde o início, Abe demonstrou muita rapidez no boxe e leveza com os pés. O ex-meio médio do UFC foi muito preciso em suas combinações, enquanto Watanabe lutou para encurtar a distância.

Watanabe também foi atingido em seu olho esquerdo por um ‘jab’ do adversário, que acabou abrindo um corte em sua pálpebra ( chegou à sangrar profusamente ) e levou à duas interrupções ainda no primeiro round da luta.

Abe demonstrava muita confiança e após uma interrupção para o médico limpar o corte de Watanabe acabou derrubando-o com uma combinação de “gancho” de esquerda e ‘uppercut’ de direita.

Já no chão, Abe desferiu mais alguns socos para pôr fim à luta. Foi a segunda vitória consecutiva de Abe, que melhora para 8-4, enquanto Watanabe cai para 22-11-4.

Já o momento mais aguardado para nós brasileiros nesse ‘card’ foi o ‘co-main event’ ( ou “evento co-principal” ) que colocou João Batista Yoshimura - lutador da consagrada equipe Brazilian Thai, liderada por Danilo Zanolini - diante de Tatsuya Mizuno ( 22-12-1 ), atleta japonês com passagens pelo Pancrase, DREAM, M-1, K-1, ONE Championship e no próprio Deep, que buscava continuar com o seu ressurgimento no MMA e estender sua seqüência de oito vitórias consecutivas.

Porém João Batista Yoshimura ( 5-4-0 ) tinha planos diferentes e contra-atacava com chutes sempre que Mizuno fazia qualquer tipo de combinação. O brasileiro machucou a perna da frente do japonês valendo-se dos seus chutes no final do round inicial.

Fazendo uso da experiência - adquirida em promoções do porte do Shooto, Pancrase, HEAT e do próprio Deep - além de seguir as orientações do seu técnico, Yoshimura continuou minando Mizuno com chutes até desferir um “gancho” de esquerda seguido de outro golpe de esquerda que fez o japonês cambalear e mantendo-o preso contra a grade do ‘cage’.

A vitória do brasileiro viria após uma vasta quantidade de socos que forçou o árbitro à agir rapidamente, interrompendo a luta. Yoshimura venceu com seu quarto nocaute consecutivo e elevou seu ‘recorde’ para 6-4, enquanto Mizuno estagnou a sua seqüência de oito vitórias consecutivas caíndo para 22-13-1.

Os resultados do “Deep 98th Impact” incluem :

Deep 98th Impact 
1º de novembro de 2020
New Pier Hall
Tóquio, Japão

Daichi Abe venceu Yuta Watanabe por “TKO” ( socos ) no primeiro round
João Batista Yoshimura venceu Tatsuya Mizuno por “TKO” ( socos) no segundo round
Naoki Hirata venceu Yutaka Hoshino por finalização ( chave-de-braço ) no segundo round
Yuma Ishikuza venceu Hiro Sasaki por finalização no segundo round
Takehiro Higuchi venceu Taisei Nishitani por finalização no primeiro round
Hiroya venceu Rikiya Matsuzawa por “TKO” ( socos ) no primeiro round
Yusuke Hatakeyama venceu Kengo Ishikawa por finalização ( estrangulamento ) no segundo round

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 03/11/2020
_
Foto : João Batista Yoshimura comemora a vitória ao lado do seu técnico Danilo Zanolini, líder da consagrada equipe Brazilian Thai. ( Créditos | Cortesia : AP | ( C ) Deep Impact | Divulgação ).