27 de agosto de 2020

Full Metal Dojo - Confira os resultados e destaques do melhor show de MMA no estilo “freak show” do ano

 


O Full Metal Dojo, tradicional promoção de MMA da Tailândia criada por Jon Nutt - um homem que nunca acorda pela manhã - voltou à cena com uma edição realizada em parceria com o CamSoda - site pornô especializado em “camgirls” ( mulheres que se exibem nuas em vídeo ) - que fazia a sua segunda incursão no MMA após o CamSoda Legends ( show realizado em 2018 e que teve como destaque Ricco Rodriguez e Charles Bennett, entre outros ).
O evento do Full Metal Dojo aconteceu no sábado, 22 de agosto, às 22hs e teve lugar no Insanity Nightclub, em Bangkok, capital da Tailândia.

À frente do Full Metal Dojo desde a sua edição inaugural em 7 de junho de 2014, Jon Nutt - uma figura curiosa do mundo do MMA - resolveu apelidar o torneio de “Fight Circus” ( Circo da Luta ), devido à nova parceria com o site de “streaming” e ao conjunto de regras ( ou ausência destas ), uma vez que cada luta em destaque contou com uma regra específica e o show teve de tudo : luta de dois contra um, duelo entre homem e mulher, disputas na categoria absoluto ( envolvendo atletas de diferentes categorias de peso ) e até mesmo lutas sem luvas, o que aproximou esta edição do antigo formato de ‘Vale Tudo’.

Bangkok é um lugar adequado para lutas nesse formato, pois é “a cidade onde os sonhos dos melhores boxeadores são realizados” e, não custa lembrar, que há alguns limites para as “regras originais de MMA de Bangkok”, que são uma mistura daquelas adotadas pelo UFC e pelo extinto PRIDE.

Além disso, os organizadores do Full Metal Dojo trabalharam com o governo tailandês para permitir que os convidados ‘VIP’ participassem em mesas socialmente distantes umas das outras.

É digno de nota citar que 100 por cento da receita obtida através da interação com os fãs foi destinada ao enfrentamento do novo coronavírus. Os espectadores também foram convidados a doar diretamente para o CDC, ou Centers for Disease Control and Prevention ( Centros de Controle e Prevenção de Doenças ), uma agência que trabalha na proteção da saúde pública e da segurança da população.

O site do CamSoda também permitia que os espectadores dessem ‘gorjetas’ para seus lutadores favoritos no ‘card’.

Em um dos confrontos menos controversos da programação tivemos uma disputa de ‘grappling’ ( ou “luta agarrada” ) entre um homem e uma mulher - a mulher venceu por finalização ( mata-leão ).

Na luta feminina de Lethwei ( Muay Thai sem luvas, valendo cabeçadas ) Po Chissakan venceu Nattarat Prempida por decisão, após três rounds de uma autêntica ‘briga legalizada’.

Como dito anteriormente, vários combates apostavam na falta de um limite de peso, com um lutador significantemente mais pesado que seu adversário. Em um destes, um lutador de Muay Thai peso galo enfrentou um boxeador peso pesado em uma luta nas chamadas “Regras de Trinity”. Estas são compostas por diferentes conjuntos de regras por round. O primeiro round são as regras do boxe, o segundo são as regras do Muay Thai e o terceiro são as regras do MMA.
Foi quando o peso galo do Muay Thai Chitnuphong Sommuttiram venceu o boxeador peso pesado Tang Mo com um chute no rosto já no segundo round ( regras de Muay Thai ).

O brasileiro Fabiano Hawthorne também participou de uma luta com regras diferenciadas para cada round, à semelhança do confronto anterior. No primeiro, só Boxe, no segundo Muay Thai e no terceiro MMA com regras do PRIDE - incluindo o famoso tiro de meta ( chute na cabeça do adversário caído )  e regras do UFC - com cotoveladas na cabeça. A diferença é que a luta do brasileiro foi realizada sem luvas e ainda valendo cabeçadas.
Ele derrotou Kyoken Tampiyanan com um nocaute, graças a uma cotovelada certeira na cabeça.

Em outra luta com esse conjunto de regras, Steven “Panda” Banks venceu Sam Cassidy por pontos, após os três rounds.

Para nos trazer à memória os famosos confrontos envolvendo Kyokushin vs. Muay Thai realizados no Japão no século passado, um carateca e um lutador de Muay Thai se enfrentaram em um duelo onde os atletas não podiam usar as mãos, apenas as pernas e a cabeça. Essas regras são chamadas por alguns de ‘regras de briga de galos humana’. Resultado : o carateca praticamente desmontou o adversário com seus chutes e saiu vencedor.

Mas o ponto alto da programação foi sem dúvida a luta que envolveu dois pequenos irmãos - que lutam no peso palha ( pesam cerca de 50kg ) - contra um ucraniano competidor de MMA que costuma lutar na divisão dos pesos médios ( 84kg ).
O lutador maior sucumbiu aos atletas menores, sendo finalizado com um mata-leão.
Lembrando que esta edição do evento havia sido batizada de “Fight Circus”, o promotor Jon Nutt resolver atender ao público e concedeu uma revanche imediata dessa luta de 2 contra 1 e os atletas decidiram - literalmente – lutar outra vez, sendo que o lutador da categoria peso médio foi novamente derrotado, desta feita por “TKO” ( 20 socos sem resposta ).

Como premiação, o Full Metal Dojo concedeu espadas ou machados de ouro ao vencedor, enquanto os perdedores receberam um “bong” ( artefato usado para fumo de tabaco e outras substâncias, e descrito pelo anfitrião do evento como um “vaso” ) - ou ornamentos de vidro decorativos, o que não parece nada bom para se dar em um país com leis seriamente rígidas sobre a maconha.

Seguem agora os resultados ( créditos à Cory Braiterman ), que serão atualizados à medida que forem enviados pelos promotores do Full Metal Dojo : “Fight Circus”, evento já consagrado como o melhor show de MMA no estilo “freak show” do ano ( até o Fight Circus 2, pelo menos ).

Full Metal Dojo : “Fight Circus”
22 de agosto de 2020
Insanity Nightclub
Bangkok, Tailândia

MMA ( Regras de Trinity ) : Steven Banks venceu Sam Cassidy por decisão
MMA absoluto : Hidetaka Arato  venceu Daniel Dorrer por decisão
2 contra 1 : Bank & No Money venceram Mikhail Vetrila com um mata-leão. Também venceram a revanche imediata por TKO ( 20 socos sem resposta )
Regras de Trinity : Fabiano Hawthorne venceu Kyoken Tampiyanan por KO ( cotovelo )
Regras de Trinity : Chitnuphong Sommuttiram ( Muay Thai ) venceu Tang Mo ( Boxe ) por TKO ( chute na cabeça )
Grappling : mulher venceu homem por finalização ( mata-leão )
Lethwei ( luta feminina ) : Po Chissakan venceu Nattarat Prempida por decisão
kickfight ( Karatê vs. Muay Thai ) :  lutador de Karatê venceu lutador de Muay Thai por TKO ( chute )
MMA absoluto : Ali Mohammed venceu Ryan Donnelly por decisão

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 27/08/2020
-
Foto acima : O Full Metal Dojo : “Fight Circus” e o site CamSoda anunciaram que iriam “trazer um show de horrores para você” e que as lutas estaria “oscilando na ilegalidade”. ( Créditos | Cortesia : ( C ) Full Metal Dojo | ( C ) CamSoda | Divulgação ).

Abaixo : Ali Mohammed venceu Ryan Donnelly em luta de MMA na categoria absoluta ( sem limite de peso ). ( Créditos | Cortesia : ( C ) Full Metal Dojo | ( C ) CamSoda | Divulgação ).