24 de agosto de 2020

Daisuke Watanabe vence a final do Torneio peso pena de 30º aniversário do ‘Hajime no Ippo’

 

No sábado, dia 22 de agosto de 2020, o Korakuen Hall, “lugar sagrado” para as artes marciais no Japão, recebeu um torneio profissional de Boxe para pugilistas classe A organizado pela Dangan Boxing como parte do 30º aniversário da série de mangá e anime ‘Hajime no Ippo’ ( “Primeiros Passos” ) na Weekly Shonen Magazine ( Kodansha ).

A competição batizada de “Hajime no Ippo 30th Anniversary Featherweight Tournament” ( Torneio peso pena de 30º aniversário do ‘Hajime no Ippo’ ) foi patrocinada pela Morikawa Jouji e tinha como objetivo promover o esporte do boxe para um público mais jovem e para comemorar o 30º aniversário da famosa série de mangá. O vencedor do torneio recebeu um prêmio de 1 milhão de ienes, e como premiação suplementar, obteve o direito de aparecer na série ‘Hajime no Ippo’, obra do mestre George Morikawa.

O evento foi realizado em um ambiente único. Embora o show fosse no Korakuen Hall, o local misturava fãs em número reduzido e recortes de papelão de personagens do ‘Hajime No Ippo’, em uma tentativa de preencher o local e forçar o distanciamento social. Isso deu ao evento uma aparência estranha, mas que gostamos, e que queremos ver replicada no futuro, dado como isso realmente fez o distanciamento social funcionar, algo que falhou em alguns shows recentes de artes marciais mistas ( MMA ) e Kickboxing no Korakuen Hall.

Embora ao longo das competições anteriores houvessem 3 boxeadores estrangeiros ( da China, Coréia do Sul e Filipinas ) e 4 boxeadores do Japão participando, este ‘card’ contou com apenas 4 lutas, com 7 ‘knockdowns’ em todas e foi brilhante, com bastante ação do início ao fim.

Na luta final do “Hajime no Ippo 30º anniversáry Tournament” e portanto ‘main event’ ( ou “evento principal” ) da competição, vimos o ótimo duelo entre os pugilistas Daisuke Watanabe ( 11-4-2,6 ) e Shingo Kusano ( 13-9-1, 5 ). Morikawa e Yamada Takeshi, do JB gym, comentaram a luta que contou com transmissão ‘ao vivo’ pelo serviço de assinatura do “Boxing Raise”.

No primeiro round, Kusano começou forte, acertando golpes retos de esquerda e direita. O lutador Watanbe queria encurtar a distância, tendo sucesso no terceiro assalto. No quinto round, Watanbe levou Kusano “à lona” com um direto de direita. Os dois resistiram até o final do oitavo round, cansados. Watanbe venceu por decisão ( Julgamento 3-0 * 76-75, 77-74, 78-73 ) e após a luta comentou que tem a  esperança de ter uma chance pelo título no próximo ano.

O boxeador Watanbe levou para casa o prêmio de um milhão de ienes e conquistou o direito de aparecer no mangá ‘Hajime no Ippo’ como personagem.

*Texto do colaborador Oriosvaldo Costa. | Escrito em 24/08/2020

_

Foto acima : Daisuke Watanabe recebeu o prêmio de 1 milhão de ienes e o direito de aparecer na série de mangá ‘Hajime no Ippo’. ( Créditos | Cortesia : AP Daisuke Watanabe | ( C ) Dangan Boxing | ( C ) Morikawa Jouji | ( C ) Hajime no Ippo | Divulgação ).

 

Abaixo : O ‘pôster’ de divulgação do “Hajime no Ippo 30th Anniversary Featherweight Tournament”. ( Créditos | Cortesia : ( C ) Dangan Boxing | ( C ) Morikawa Jouji | ( C ) Hajime no Ippo | Divulgação ).